Ortografa.

Para quem estava procurando um site para corrigir seu texto conforme as novas regras da reforma ortográfica, deixo a dica do Ortografa. A funcionalidade é simples: digite sua frase no campo que aparece no site, clique em “ortografa!” e o sistema procurará trocar as palavras para a ortografia correta. Simples!

Informativo.

Este blog tem caráter estritamente cultural. Nosso propósito nunca foi e nem será o de comercializar o prazer em ouvir música, mas difundi-lo e compartilhá-lo, sem resultar em ônus ou benefício financeiro direto ou indireto para ninguém. É possível que nem todos ajam e pensem da mesma forma, e, se por algum motivo, alguém se sentir ofendido ou prejudicado com o conteúdo de alguma postagem, avise-nos por e-mail para que ela seja retirada. O site não hospeda arquivos de música e os links têm prazo de validade limitado. Aos que baixarem os arquivos, se gostarem do que ouviram, sugiro que adquiram os álbuns em lojas ou sites especializados, caso não estejam fora de catálogo.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

[Audiobook] Iracema – José de Alencar



O entusiasmo, que reinava no Brasil com a proclamação da Independência política, alimentava o sonho de uma cultura genuinamente brasileira. José de Alencar dedicou-se ao direito, à literatura, ao jornalismo e à política e, contaminado pelo nacionalismo, fundou na narrativa a nossa mitologia indígena, mestiça e tropical, submetendo uma coleção de heróis e vilões, índios e brancos, virginais herdeiras e morenas sedutoras, ao seu poder de criação. Introduzindo no romance brasileiro a figura do índio e os elementos que o caracterizam em seu ambiente natural, o autor abarca em sua obra um amplo painel nacional, enfocando o passado e o presente, o litoral e o sertão, a cidade e o campo, explorando perseguições, sofrimentos e dores. O Romantismo fundiu em sua arte fantasia e realidade, aventura e história. Logo, a obra de Alencar parece mais verossímil aos olhos do leitor da época do que ao de hoje, já que o autor é um idealista que crê nos motivos do coração e, moralizando comportamentos, enreda suas personagens em um ambiente infectado por valores corruptores dos quais os protagonistas acabam se libertando.

Iracema, a virgem tabajara consagrada a Tupã, apaixona-se por Martim, guerreiro branco, inimigo de seu povo. Por esse amor abandona a tribo, tornando-se sua esposa. Ao perceber, mais tarde, que Martim sente saudades de sua terra e talvez de alguma mulher, começa a sofrer. Tem o filho, Moacir, enquanto Martim está lutando em outras regiões. Quando ele volta, Iracema está prestes a morrer. A virgem dos lábios de mel tornou-se símbolo do Ceará e seu filho, Moacir, representa o primeiro cearense, fruto da integração das duas raças.

0 comentários:

 
© 2009 Template feito por Zig Downloads